I Carta às Famílias

Prezadas famílias e encarregados/as de educação,

É nosso desejo que se encontrem todos bem!

Durante este período de incerteza sem precedentes, todos nós estamos preocupados com a segurança e o bem-estar das nossas crianças, famílias, amigos, colegas e todos os que formam a nossa comunidade educativa.

O nosso coração está com aqueles que estão a ser afetados pessoalmente pelo surto de coronavírus (COVID-19), bem como com as muitas comunidades (incluindo a nossa) que ao redor do mundo estão a enfrentar medidas extremas na tentativa de retardar a sua propagação. Enviamos em anexo o manual de isolamento disponibilizado pela Direção Geral de Saúde, a que vos propomos a leitura para servir de guia para os próximos tempos.

Antes de mais gostaríamos de vos por ao corrente das ações que temos realizado ao longo desta semana nas nossas instalações. Todas as colaboradoras da nossa instituição e com espírito disponível e colaborativo participaram em acções de higienização e desinfecção de todos os espaços e materiais interiores e exteriores, respeitando o nosso plano de contingência.

Apesar da distância física que nos separa, mas que é neste momento necessária para assegurar a prevenção e segurança e diminuir o risco de contágio, não queremos deixar de comunicar e fazermo-nos presentes no dia a dia das nossas crianças, respetivas famílias e encarregados/as de educação.

Neste contexto sabemos que as rotinas das nossas crianças foram drasticamente alteradas, sendo um desafio mantê-las por longos períodos nas suas casas. Tendo isto em conta e depois de um alinhamento interno na nossa instituição, achámos por bem delinear um plano de acção que permita dar continuidade ao nosso projecto curricular, ao mesmo tempo que apoia os pais nesta missão de educar.

Posto isto, iremos enviar semanalmente (através do email da instituição para o email pessoal de cada encarregado/a de educação) um plano de propostas de atividades elaborado por cada equipa educativa e destinado a cada um dos grupos que constituem o nosso universo de crianças. Não se trata de uma obrigação é claro, mas antes uma orientação que advém não só da nossa responsabilidade pedagógica mas também da nossa dedicação e proximidade que queremos continuar a manter com as nossas crianças e famílias.

Gostaríamos ainda de vos pedir que registassem os trabalhos/actividades por eles desenvolvidas (fotografias, vídeos, desenhos, frases que eles dizem, ou outros) para que possamos, quando for possível, incluí-los no portfólio individual da criança, bem como realizar uma exposição que espelhe a forma como partilhámos, ainda que à distância, este momento de singular proximidade.

Assim, despedimo-nos com um até breve e relembramos que no seu tempo Santa Paula passou por muitas dificuldades e caminhos desconhecidos para vir a esta nossa cidade… nunca teve medo porque tinha uma tarefa a cumprir. Assim como ela deu esperança e força às primeiras Irmãs na Covilhã, ela está aqui connosco hoje fazendo-se presente na nossa fé de que o amanhã será melhor.

Covilhã, 20 de março de 2020

P’la Direção

                                                          A Coordenadora Pedagógica

                                                         Maria da Conceição Freitas

Perto ou longe a educação é partilha

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.