V Carta às Famílias

Prezadas famílias e encarregados/as de educação dos utentes da valência Creche,

Desejamos que tudo vos esteja a correr bem!

Vimos à vossa presença para dar conhecimento de algumas normas que estão a ser implementadas pelo menos para a última quinzena de maio, sendo suscetível de alteração/melhoramento no mês de junho.

No hall de entrada da nossa instituição existem marcações no chão, onde os pais terão de aguardar até poderem entrar na nossa portaria. Os pais terão de usar máscara.

Na portaria, haverá gel de base alcoólica para as mãos, será medida a temperatura da criança e feita a desinfeção da sola dos seus sapatos. De seguida a criança é entregue à auxiliar designada à receção enquanto a mochila também é desinfetada. Os pais não poderão circular dentro da instituição.

A mochila marcada contém:

  • Duas mudas de roupa;
  • Chápeu;
  • Lencóis;
  • Chupeta;
  • Um copo para água/biberão de água;
  • Sacos descartáveis.

A mochila é para ficar na instituição. Se a criança sujar uma peça, essa é enviada num saco descartável ao fim do dia. E a família a substituirá no dia seguinte.

A chupeta, os copos para água/biberão são aqui higienizados e só no final do ano letivo é que são devolvidos (salvo qualquer necessidade que exista e a isso obrigue).

Há necessidade de a família também deixar:

  • Produtos de higiene (fraldas, toalhetes, pomadas).

Não poderão entrar brinquedos ou outros objetos vindos de casa.

Fazemos apelo para que tragam as crianças com roupa prática e sem adereços complicados nos cabelos.

Todas as crianças que apresentem mais de 37º de temperatura não serão recebidas e agradecemos que caso não passem bem a noite, não venham para a instituição.

Se uma criança apresentar febre, tosse ou dificuldade em respirar, será encaminhada para a área de isolamento e a família contactada de imediato. Não será administrado nenhum antipirético, apenas arrefecimentos, se for necessário. Se a família não atender o telefone é contactada a Saúde 24. Não pode permanecer na instituição nenhuma criança com sintomas de Covid-19. Por favor confirmem se os vossos números de telefone estão corretos e atualizados.

No caso de existir algum caso positivo na família ou amigos dos utentes agradecemos informação imediata à instituição. Também informaremos de imediato as famílias, se algum caso for aqui detetado.

As famílias não podem entrar nas nossas instalações nem nas da creche, onde apenas podem circular as pessoas afetas a essa valência.

O nosso horário da creche será das 8H00 às 9H30 a entrada e a saída será das 16H30 às 18H00. A higienização profunda das salas será iniciada às 18H00 pelo que não poderão estar utentes nas salas. A saída das crianças far-se-á da mesma forma, sendo a criança entregue à família no hall de entrada da instituição.

A hora de saída até as 18H00 terá de ser cumprida sem falhas.

São reforçadas as medidas de higienização em todo o ambiente educativo, tanto interior como exterior. A meio do dia, após as refeições, maçanetas, portas, corrimãos, interruptores. Será privilegiada a ventilação dos espaços na ausência das crianças.

Cada criança terá a sua cadeira marcada com espaçamento suficiente de forma a assegurar o distanciamento necessário e a sua segurança.

Durante a sesta as crianças terão distanciamento necessário entre elas, mantendo as posições dos pés e das cabeças alternadas.

Os brinquedos da creche são esterilizados todos os dias e foram retirados todos os que não eram de fácil higienização como peluches.

À entrada da instituição e de todas as salas haverá sempre gel de base alcoólica para as mãos e spray desinfetante de superfícies e/ou roupas.

A equipa educativa da creche estará equipada com máscara, bem como têm à sua disposição viseira e luvas.

Toda a equipa educativa fez testes à Covid-19 com resultado negativo.

Todas as informações poderão ser pedidas por telefone 275 322 486 ou telemóvel 964 036 971. A secretaria só atende por telefone ou hora marcada.

Faremos todo o possível para que as vossas e nossas crianças cresçam num ambiente saudável, alegre e principalmente seguro.

Paralelamente a todos estes cuidados não esquecemos que a nossa missão é garantir:

  • o respeito pela criança, como sujeito de direitos, tendo como referência a Convenção dos Diretos da Criança;
  • a dignificação das creches como espaço educativo de qualidade;
  • a garantia das condições de higiene, segurança e bem-estar das crianças e das equipas educativas;
  • a valorização do trabalho pedagógico e de apoio às famílias, nomeadamente o papel desempenhado pelos educadores de infância e auxiliares de educação;
  • a resposta de qualidade que deve ser dada às famílias, num processo que se pretende seguro, confiante e de empenhamento e compromisso mútuo.

O nosso abraço fraterno e orante com Santa Paula.

Covilhã, 15 de maio de 2020

P’la  Direção
Ir Teresa Órfão Carneiro

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.