Quem Somos

Fundamentos da Pastoral

Educar, para nós, significa deixar-nos possuir pela pedagogia do Evangelho que leva o homem a descobrir que é amado por Deus, a acreditar nesse amor e a crescer como pessoa até à plenitude da maturidade em Cristo. (Constituições 26)

A ação educativa da Fundação Imaculada Conceição fundamenta-se à luz dos princípios do Evangelho e por isso educação evangelizadora. Para que as nossas crianças se desenvolvam harmoniosamente, humana e cristãmente, a Pastoral tem uma intervenção transversal à generalidade das ações que se desenvolvem nesta Instituição. Assim, cabe-lhe elaborar um programa, de acordo com as calendarizações previstas, valorizando-se sobretudo os momentos litúrgicos mais relevantes (Advento, Tempo de Natal, Quaresma, Páscoa, mês de Maria) tendo como linhas orientadoras os seguintes objetivos:
– Criar uma dinâmica junto da comunidade educativa, comunidade das Irmãs e ainda das famílias, visando a vivência dos valores do Evangelho e proporcionando momentos de interiorização e formação cristã aos seus elementos.
– Promover atividades que permitam um conhecimento mais profundo do carisma de Santa Paula Frassinetti, em particular na dimensão da educação evangelizadora.
– Viver experiências de serviço e solidariedade, dentro da instituição e na comunidade, envolvendo a equipa educativa e as famílias dos educandos.
– Informar toda a comunidade educativa sobre o que se irá dinamizar com a elaboração do supracitado Programa da Pastoral.

Nomeada pela Direção da Fundação Imaculada Conceição, exerce funções durante um ano letivo e é composta por uma Irmã Doroteia e quatro leigas da instituição.

Equipa para o ano letivo 2017/2018:
  • Irmã Maria Teresa Pereira Martinho
  • Ana Teresa Dâmaso Neves Brás
  • Carla Maria Antunes Matos
  • Maria Angelina Gonçalves Lemos
  • Raquel de Freitas Coelho Ferreira Marques Lourenço