“No caminho… Escolher a leveza”

A imagem quer reforçar a comunicação gráfica do caminho, da escolha e da descoberta da “pobreza que  torna possível a leveza, flexibilidade, generosidade, criatividade…”

Assim, ao olhar a imagem intuímos a escolha da leveza do essencial no caminho que é reforçado simbolicamente por 3 elementos:

As caixas com muitas coisas, no canto inferior esquerdo, procuram recordar-nos a importância de deixar e de nos libertarmos de tudo o que impede a leveza, a flexibilidade e a confiança em Deus.

O balão representa a leveza e a flexibilidade de voar sob o impulso e o sopro do Espírito Santo, é Ele quem nos impele e orienta para essa disponibilidade cada vez maior. Não voamos sós, voamos como família, num serviço e missão educativa partilhados que se alargam nesta Europa que nos une em laços de fraternidade mais fortes.

O campo de trigo dourado e a semeadora, que corre leve e despojada, evocam a nossa missão conjunta e a exigência do trabalho diário de simplesmente preparar a terra que nos é confiada e semear com generosidade. A criatividade está em lançar as sementes que se soltam, dançam e voam, conscientes que educar pressupõe também esperar com fé, acompanhar a transformação e agradecer o processo: o campo, a semente, o fruto, a colheita…