Como atuamos

Privilegiamos modelos pedagógicos de cariz construtivista, defendendo a metodologia de trabalho de projeto, acreditando que é a mais adequada para preparar as crianças a responder criativamente aos desafios e às complexidades da sociedade do futuro. O trabalho de projeto parte de uma motivação intrínseca, as aprendizagens têm uma verdadeira relevância cultural/social e promove a participação das crianças, dando-lhes iniciativa e “voz” ativa para aprenderem holisticamente, de acordo com os seus interesses. Esta metodologia contribui para o desenvolvimento de cinco competências essenciais para as aprendizagens “escolares” e para aprender ao longo da vida de forma autónoma e significativa:

* aprender a formular questões (curiosidade e questionamento);
* aprender a planear o que, como e com quem fazer (planeamento);
* executar tarefas de forma colaborativa (socialização e cooperação);
* expressar e comunicar o resultado do trabalho (linguagem);
* monitorizar e avaliar o processo e o resultado final (sentido critico).

Relação com a Família

Na nossa prática pedagógica valorizamos a relação/comunicação com a família, como meio de conhecer as suas expectativas e também como forma de esclarecer o processo educativo a desenvolver. Os pais são convidados a participar na vida escolar dos seus filhos através de reuniões (conjuntas e individuais, formais ou informais); partilha de informações acerca das experiências de vida, progressos e desenvolvimento; pedidos de colaboração por parte das crianças; pesquisa e recolha de informações em casa e intervenção direta no desenvolvimento dos projetos de sala. A participação dos pais na construção conjunta do conhecimento, com os seus filhos, é fundamental. Para reforçar esta relação, a Instituição dispõe de uma plataforma pedagógica – Classroom, que tem como principal objetivo facilitar a comunicação diária entre Escola- Família e ao mesmo tempo é um instrumento facilitador de maior proximidade, atenção e confiança. Há possibilidade também dos pais partilharem informação com o educador.

Como avaliamos

Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, “avaliar o processo e os efeitos implica tomar consciência da ação para adequar o processo educativo às necessidades das crianças e do grupo e à sua evolução. A avaliação realizada com as crianças é uma atividade educativa, constituindo também uma base de avaliação para o educador. A sua reflexão, a partir dos efeitos que vai observando, possibilita-lhe estabelecer a progressão das aprendizagens a desenvolver com cada criança. Neste sentido, a avaliação é suporte do planeamento.”

Com as Crianças

A avaliação realizada com as crianças é uma atividade educativa, constituindo também uma base de avaliação para o educador. A sua reflexão, a partir dos efeitos que vai observando, possibilita-lhe estabelecer a progressão das aprendizagens a desenvolver com cada criança. Ao profissional compete estar atento à criança e refletir sobre a sua prática com um interesse contínuo em melhorar a qualidade da resposta educativa. Neste sentido, a observação e registo permitem recolher informações para avaliar, questionar e refletir sobre as práticas educativas (nomeadamente, a gestão das rotinas, a organização do espaço e materiais, a qualidade das relações estabelecidas) sendo ainda essenciais para conhecer cada criança e a sua evolução. Esta avaliação é operacionalizada através de instrumentos pedagógicos que auxiliam a observação/registo respetiva avaliação: planificação semanal, plano do dia, assembleias de sala, assembleias de centro, registo e avaliação de projetos. As informações recolhidas permitem fundamentar e adequar o planeamento da ação pedagógica que vai desencadear um novo ciclo de Observação-Registo-Planeamento-Avaliação-Reflexão. Para a avaliação das crianças serão úteis os vários documentos utilizados, o registo de acolhimento inicial, a avaliação diagnóstica, o portefólio e o plano individual. Ocorrerá avaliação indireta através dos trabalhos realizados pelas crianças e registos fotográficos bem como avaliação maioritariamente por observação direta. Todas as evidências significativas para a criança serão reunidas em portefólio que constituirá um reflexo do percurso de cada criança ao longo da sua passagem na Instituição. Realça-se que a perspetiva subjacente na avaliação não é apenas a de uma preparação para o nível seguinte, mas antes que a de que a criança se desenvolva holisticamente, harmoniosamente.

Com A Equipa

A avaliação com a equipa educativa é realizada sistematicamente e de acordo com as necessidades detetadas, criando-se momentos de avaliação/reflexão entre as educadoras, bem como as ajudantes de ação educativa, tanto em momentos de observação, como de registo e de comentário.

É fundamental estar atento à criança, ao seu desenvolvimento, interesses para que a prática pedagógica seja adequada às necessidades expressas. Assim a observação direta e os diversos registos permitem recolher informações que proporcionem a avaliação, reflexão e o relançar, fundamentando e adequando o planeamento da ação pedagógica. A partilha das informações na e com a equipa pedagógica permite um acompanhamento mais específico e rigoroso sobre cada criança e atitudes mais conscientes e responsáveis.

Com a Família

A colaboração é de extrema importância no que toca a todo o processo educativo da criança, na medida em que ajuda permanentemente o desenvolvimento e a aprendizagem de cada criança.

Na primeira reunião com encarregados de educação, é solicitada a colaboração através de uma construção partilhada que passa pelo diálogo e pela comunicação de processos e resultados.

Ao longo do ano serão entregues informações globais escritas das aprendizagens mais significativas às famílias-núcleo/encarregados de educação. A avaliação com as famílias-núcleo será feita através dos contactos diários e informais, através de registos de reuniões individuais (horário de atendimento) e através de todos os recados, mensagens e informações necessárias que servem de ponte entre a escola e a família-núcleo.

Equipa de Sala

GrupoEducadoraAjudante de Ação Educativa
Sala 1Raquel LourençoAna Saraiva
Sala 2Mena FiadeiroCristiana Santos
Sala 6Carla MatosSusana Pereira
Sala 8São FreitasCristina Carapito

Horários

As rotinas são bastante importantes pois transmitem periodicidade e segurança à criança o que permite maior estabilidade emocional. Porém, e principalmente as crianças que estão em fase de adaptação, têm tido um ritmo ligeiramente diferente no que respeita a horários, pois além das suas rotinas serem diferentes em termos de necessidades básicas também os seus hábitos o são, logo é com suavidade e dedicação que respeitamos cada uma. É assim que as rotinas diárias e semanais vão ajudar a que as crianças progressivamente construam noções temporais. A elaboração em conjunto com as crianças desta rotina tornará ainda mais enriquecedor o ambiente educativo.

O Pré-Escolar funciona de segunda a sexta de acordo com o seguinte horário:

* 08.00h – 19.00h

Horário de Atendimento

O atendimento aos pais é realizado no seguinte horário e poderá ser alterado desde que seja combinado com as respetivas Educadoras.

Atendimento de telefone das Educadoras:

* Pré-escolar – das 13h00 às 14h30 e das 16h30 às 17h30

Entrevistas com marcação:

* Pré-escolar – segunda-feira das 16h30 às 17h30