Crescer e aprender é uma emocionante aventura, a que desafiamos as nossas crianças. Educar os jovens que nos são confiados para que se tornem protagonistas da construção de uma civilização e de uma cultura verdadeiramente humanas, contribuindo com os seus conhecimentos e talentos para o seu bem e para o bem do mundo, confrontando-se com as próprias potencialidades e com a realidade que os circunda, é o grande propósito a que a Fundação Imaculada Conceição se propõe.

Despertando nas crianças uma visão cristã da pessoa, da história e do universo, abrindo todo o conhecimento e comportamento humano, ao projeto de vida que vem dos valores do Evangelho, promovendo a formação integral da pessoa humana, com base no trinómio Fé/Cultura/Vida e a corresponsabilidade na missão educativa, aceitamos o desafio constante de uma sociedade em mudança.

A nossa finalidade educativa realiza-se através da conjugação de diferentes perspetivas integradas entre si: a perspetiva cultural, que conduz à leitura e interpretação da realidade em relação com a promoção da cultura da vida e para a vida; a perspetiva evangelizadora que leva a uma harmoniosa e fecunda integração entre fé e experiência quotidiana; a perspetiva social que promove uma cidadania ativa e solidária nos jovens, importante para qualificar as relações recíprocas e inter-geracionais e para enfrentar de maneira adequada as mudanças a que todos somos expostos.

No intuito de viverem uma vida plenamente cristã, as crianças devem ser educadas no aperfeiçoamento de todas as facetas do seu potencial: intelectual, cultural, cívico, físico, moral e espiritual. A Fundação Imaculada Conceição tem como objetivo contribuir para a promoção da formação integral de todos os que dela necessitem e para isso tem como objetivos:

* Educar segundo os princípios do Evangelho e da pedagogia de Santa Paula Frassinetti, crianças dos dois sexos;
* Cooperar com as famílias na educação dos filhos, sensibilizando-as para as necessidades do desenvolvimento das crianças;
* Colaborar com os pais na missão de educar os seus filhos suprindo quando necessário, em diversos aspetos, o que lhes é específico;
* Promover o desenvolvimento integral da pessoa pela implementação de ações de educação e formação de jovens e adultos, nomeadamente dos agentes de ação educativa da instituição;
* Empenhar-se numa intervenção social, através de um conjunto de respostas, contribuindo para o desenvolvimento humano e para a igualdade de género;
* Crescer a qualidade da resposta dos serviços prestados às crianças, aos adultos e à comunidade.

A atividade pedagógica tem por finalidade proporcionar às crianças, uma educação integral, no respeito por valores essenciais e visando a vivência de uma plenitude cristã na sua vida quotidiana. A educação religiosa faz parte integrante do currículo da Fundação Imaculada Conceição e tem uma importância fundamental.

Educa-se não apenas ensinando ou motivando, mas também por meio de uma profunda relação interpessoal, num clima favorável que estimula a trabalhar com empenho e qualidade. Na comunidade educativa, as relações são marcadas pelo “espírito de família” que elimina as distâncias e cria um clima de confiança, de crescimento em liberdade e de colaboração em reciprocidade.

É nosso objetivo estar disponível para acompanhar as crianças, manifestando-lhes o amor pelo humano que está na raiz de qualquer vocação educativa. Criamos em cada ambiente educativo, um estilo familiar, simples e sereno que favorece as relações autênticas e predispõe à escuta e facilita a convergência educativa que leva ao amadurecimento das crianças e jovens. A ênfase está na aventura da maturação e do conhecimento. Ao sentir a experiência de pertença a uma realidade maior, a criança cresce, também, na consciência que tem de si, das matérias e da vida.

“A Obra Educativa é uma obra de esperança no educando, nas suas possibilidades e que é necessário ajudar a descobrir para pôr ao serviço da transformação do mundo na grande família dos filhos de Deus.” Santa Paula Frassinetti.