O Projeto Educativo da Fundação Imaculada Conceição é um conjunto de princípios, metas e objetivos que os vários membros da comunidade escolar se propõem levar por diante, enquanto tal, e que constituem um todo coerente, refletido e intencional.
Como tal, é o Projeto Educativo que determina os valores que estão subjacentes ao currículo explícito e oculto, pressupondo modos de atuação (dos diferentes membros da comunidade educativa) de acordo com a sua filosofia.
É o Projeto Educativo o grande construtor da autonomia face à norma, desenhando o rosto próprio de cada comunidade educativa, estabelecendo padrões de referência para a vida da Instituição, para as suas iniciativas, projetos, atividades e ações; ele é a fonte de motivação para os diferentes elementos que compõem a comunidade educativa, imprescindíveis à reflexão, conceção, execução e avaliação da ação da escola. Ele é o orientador da necessária autoavaliação de procedimentos e da verificação do grau de cumprimentos de metas e objetivos estabelecidos em comum.
Qualquer Projeto Educativo coloca e procura responder às questões “Quem somos?”, “Onde estamos?”, “O que queremos?”, “Para onde queremos ir e como vamos?”, “De que meios dispomos?”.
No Projeto Educativo de uma escola estão explícitas a missão e visão da escola. A missão será a sua razão de ser, aquilo que justifica a sua existência continuada, enquanto a visão será a imagem desejável e alcançável pela escola no futuro. Ambas constituem o modelo, a opção básica e a imagem de uma determinada instituição.
Por fim, torna-se importante distinguir o Projeto Educativo do Ideário Educativo na medida em que este é o conjunto de princípios ideológicos que estão na base de determinada conceção de Homem, Educação e Escola, de acordo com as opções morais, religiosas, políticas, etc. da entidade titular da escola.