Como atuamos
Nos primeiros anos de vida a criança tem de ser acolhida por uma atmosfera de ternura, de carinho, de atenção individual. Na Fundação Imaculada Conceição, acreditamos que a criança, em contexto de Creche, deve estar ativamente envolvida na aprendizagem e construir o conhecimento a partir da interação com o mundo que a rodeia – pessoas, materiais e ideias. Gabriela Portugal afirma que, “na Creche o principal não são as atividades planeadas, ainda que adequadas, mas sim as rotinas e os tempos de atividades livres. As crianças muito pequenas não se desenvolvem bem em ambientes «escolarizados», onde realizam atividades em grupo dirigidas por um adulto, mas em contextos calorosos e atentos às suas necessidades individuais”.
O papel dos profissionais consiste em apoiar as crianças na construção da sua própria compreensão do mundo, proporcionando um ambiente físico estimulante para brincar, uma rotina diária consistente que comporte o processo de planear-fazer-rever e interações positivas entre adulto e criança.
Relação com a Família
Na nossa prática pedagógica valorizamos a relação/comunicação com a família, como meio de conhecer as suas expectativas e também como forma de esclarecer o processo educativo a desenvolver. Os pais são convidados a participar na vida escolar dos seus filhos através de reuniões (conjuntas e individuais, formais ou informais); partilha de informações acerca das experiências de vida, progressos e desenvolvimento; pedidos de colaboração por parte das crianças; pesquisa e recolha de informações em casa e intervenção direta no desenvolvimento dos projetos de sala. A participação dos pais na construção conjunta do conhecimento, com os seus filhos, é fundamental. Para reforçar esta relação, a Instituição dispõe de uma plataforma pedagógica – Classroom, que tem como principal objetivo facilitar a comunicação diária entre Escola- Família e ao mesmo tempo é um instrumento facilitador de maior proximidade, atenção e confiança. Há possibilidade também dos pais partilharem informação com o educador.
Como avaliamos
A avaliação na creche e no pré-escolar é um processo que envolve a observação regular e periódica da criança. segundo as orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016) “avaliar o processo e os efeitos implica tomar consciência da ação para adequar o processo educativo às necessidades das crianças e do grupo e à sua evolução”.
Avaliamos como através da observação das crianças, registo de evidências significativas, PI`s e Portefólio Individual e Avaliação Formativa, que revelam a aquisição e evolução de competências.
No início do ano letivo, é realizado um registo de observação (avaliação diagnóstica) que ajuda a compreender em que etapa de desenvolvimento a criança se encontra. A partir desta observação toda a ação educativa é adequada ao ritmo de desenvolvimento de cada criança.
Na creche o plano Individual (PI) é elaborado com base nas observações do educador, que integra as expectativas das famílias e as competências, potencialidades e necessidades da criança, que toda a ação educativa é planeada e adequada ao ritmo de desenvolvimento de cada criança. Este tem como principais objetivos promover “a aquisição de competências que a criança ainda não adquiriu face à sua faixa etária e a manutenção das competências já adquiridas” (Manual dos Processos-Chave da Creche, PC03, 6), sendo realizado anualmente e de forma individual para cada criança.
O portefólio da criança documenta evidências de aprendizagem (através da recolha de registos fotográficos de trabalhos, de atividades, registo de observação em contexto escolar/familiar e que contemplem todas as áreas de conteúdo) e com a intencionalidade de proporcionar uma visão alargada e pormenorizada do desenvolvimento global da criança.
Construímos o portefólio da criança em suporte digital sendo que esta prática promove a participação das crianças, envolvendo-as na sua própria avaliação. É um instrumento que permite documentar aprendizagens e competências significativas.
Equipa de Sala
Grupo | Educadora | Ajudante de Ação Educativa |
---|---|---|
Berçário | Ana Teresa Brás | Tânia Cardoso |
Creche I | Ana Teresa Brás | Susana Pereira Melissa Andrade |
Creche II | Lina Lemos | Lili Benedito |
Creche III | Raquel Lourenço | Ana Isabel Saraiva Filipa Cunha |
Horários
A organização do tempo na valência de creche é bastante importante, pois ao longo do dia ocorrem momentos que se repetem diariamente, aos quais chamamos rotinas diárias.
“Quando os horários e as rotinas diárias são previsíveis e estão bem coordenados (…) é mais provável que os bebés e as crianças se sintam seguros e confiantes” (Post e Hohmann, 2007, p. 195).
O tempo de qualidade constrói-se numa rotina diária onde se trabalha simultaneamente o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo. Os tempos por excelência de aprendizagem das crianças mais pequenas ocorrem durante interações entre o adulto e a criança (tempos de cuidados à criança). O adulto pode conversar com a criança, criar, jogar, sorrir, cantar, estabelecendo uma relação afetuosa com cada criança uma vez que cada uma é única e tem necessidades diferentes.
A Creche funciona de segunda a sexta de acordo com o seguinte horário:
* 07.30h – 19.00h
Horário de Atendimento
O atendimento aos pais é realizado no seguinte horário e poderá ser alterado desde que seja combinado com as respetivas Educadoras.
Atendimento de telefone das Educadoras:
* Creche – das 13h00 às 14h30 e das 16h30 às 17h30
Entrevistas com marcação:
* Creche – segunda-feira das 16h30 às 17h30